Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão

Cobertura dos custos

Para assegurar a máxima cobertura, deve informar-se junto da sua instituição de seguro de doença antes de partir. De uma maneira geral, a instituição só cobrirá os custos se a lei do seu país reconhecer o tratamento. Por exemplo, o custo de tratamentos termais é coberto em alguns países mas não noutros.

Que custos serão cobertos? O que terei de pagar?

Se obteve autorização, o custo do tratamento (hospitalar ou não) será coberto pela taxa mais elevada – a do país onde está segurado ou a do país onde recebe o tratamento.

Qual é a solução financeiramente mais vantajosa?

Em termos financeiros, a sua melhor opção é obter autorização.

Para tratamento hospitalar, a sua instituição de seguro de doença irá quase sempre exigir-lhe que peça autorização prévia. Esta autorização garante-lhe o reembolso à taxa mais favorável. Os seus custos de tratamento serão automaticamente reembolsados à taxa oferecida no país onde recebe o tratamento e se no país onde está segurado a taxa for mais elevada, a sua instituição seguradora reembolsá lo á da diferença. Tenha em atenção que o direito a reembolso adicional não é reconhecido nas relações com a Suíça.

Para tratamento não hospitalar, se obtiver autorização, as garantias serão as mesmas. Em alternativa, pode viajar directamente para o país onde pretende receber tratamento, sem pedir autorização, e pedir o reembolso oferecido pela sua instituição de seguro de doença no regresso. Se a taxa de cobertura for aí mais elevada do que no país de tratamento, será essa a taxa a que será reembolsado. No entanto, se a taxa de cobertura for mais elevada no país em que foi tratado, não terá direito ao reembolso adicional. Tenha em atenção que, sem autorização, os custos de tratamento não são cobertos nas relações com a Suíça.

Nota: actualmente não existe uma definição europeia para “tratamento hospitalar” ou “tratamento não hospitalar”. Em caso de dúvida, informe-se junto da sua instituição de seguro de doença.

Tenha em atenção que, em princípio, os custos do seu tratamento só serão cobertos se a legislação do país onde está segurado reconhecer o tratamento. Por exemplo, o custo de tratamentos termais é coberto em alguns países mas não noutros. Informe-se junto da sua instituição seguradora antes de viajar.

Notícias relacionadas

Nenhumas notícias nos últimos seis meses.

Partilhar esta página