Statistics Explained

Conceito estatístico – Inquérito, recenseamento e registo

Logo wide.png

Este artigo faz parte de Statistics 4 beginners, uma secção de Statistics Explained onde são explicados, de um modo simples, indicadores e conceitos estatísticos, para tornar o mundo das estatísticas mais acessível aos estudantes, assim como a todas as pessoas que se interessam por estatísticas.

Para saber mais sobre as características de um grupo de indivíduos, dos agregados familiares, das empresas, etc., pode fazer-se um recenseamento ou um inquérito por amostragem. Num recenseamento, são recolhidos os dados relativos a todas unidades individuais que constituem a população (por exemplo, pessoas ou alojamentos familiares). Quando se faz um inquérito, recolhem-se os dados relativos a uma parte da população – aquilo a que se chama “uma amostra”; estes dados são depois usados para estimar as características da população no seu conjunto. Neste caso, é preciso garantir que a amostra é representativa da população em causa. Por exemplo: a proporção da população com idade inferior a 18 anos ou a proporção de mulheres e de homens na amostra de alojamentos familiares devem refletir a realidade da população total.

Uma base de dados que contém informações sobre um conjunto completo de unidades é denominada registo. Um registo tem de ser atualizado continuamente. Por exemplo: o registo que contém informações sobre todas as empresas de um país é denominado “registo de empresas”; tem informações sobre o nome, a morada, a estrutura de empregados, o volume de negócios, os proprietários, etc., das empresas do país. Este registo pode servir de base para um recenseamento ou para a constituição de uma amostra representativa a utilizar num inquérito.